Das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:00

Serviços Urbanos - Quarta-feira, 20 de Dezembro de 2017

Dicas para a viagem de final de ano

Para evitar transtornos, tão comuns neste período, leia essa lista com os erros mais cometidos pelos motoristas nas estradas e como evitá-los.

Dicas para a viagem de final de ano

Veículo sem revisão:

Para evitar riscos ou inconvenientes no trajeto de viagem, é importante checar se o automóvel está em ordem e realizar revisão antes de pegar a estrada. A principal dica é procurar uma oficina com antecedência. Os principais itens que devem ser verificados são os sistemas de freios, suspensão, injeção eletrônica, carga de bateria, faróis e lanternas, palhetas dos limpadores, dentre outros.

A revisão do veículo antes de viagens longas é uma maneira de prevenir problemas na estrada, o que aumenta o risco de acidentes.

Viagens sem planejamento:

Muitos motoristas esquecem que viajar exige um planejamento prévio tanto do veículo quanto dos condutores. É importante verificar se a sua habilitação é condizente com o transporte que vai conduzir. Estar habilitado na categoria B, por exemplo, não lhe permite dirigir um trailer (categoria E). Além disso, toda a documentação deve estar regularizada.

Verifique se o condutor está em condições físicas e emocionais para dirigir. Noite mal dormida, sono e cansaço prejudicam. Se for viajar para muito longe, leve água e lanche. Em caso de engarrafamento isso vai ajudar.

Planeje o orçamento para uma quantidade de combustível acima do que o veículo vai absorver. Peso e condições adversas o farão consumir mais.

Falta de organização de bagagens e não checar segurança dos passageiros:

Com pressa, muitas vezes os condutores dispõem a bagagem de maneira incorreta. Isso faz com que objetos fiquem soltos no porta-malas e atrapalhem o andamento da viagem. Organize-os.

É preciso verificar também a calibragem dos pneus, que é diferenciada para quando o veículo estiver carregado. O correto é fazer a calibragem com os pneus ainda frios, nos primeiros quilômetros após sair de casa.

Além disso, bebê conforto, cadeirinhas e cinto de segurança devem ser checados e estar corretamente instalados.

Desconhecimento do destino e trajeto:

Motoristas que vão pela primeira vez até determinado local devem ficar atentos. Procure informar-se sobre as possíveis rotas até o seu destino e verifique a condição das estradas.

Não ter experiência na estrada:

Estar habilitado para dirigir não significa ter experiência para dirigir. Conduzir dentro da cidade e conduzir em rodovias são tarefas distintas. Por isso, é preferível que conduza aquele que se sinta mais familiarizado com as rodovias.

Desviar a atenção durante a viagem:

O celular, a paisagem, a placa de publicidade, os afazeres do dia…vários são os fatores e maior ainda o número de riscos levados ao trânsito quando um motorista simplesmente se distrai ao volante.

Beber e dirigir:

Misturar álcool e direção- apesar de ser um termo batido- é a causa de muitos acidentes nesse período. Dirigir alcoolizado não é apenas infração, é uma irresponsabilidade, um crime que expõe pessoas inocentes a riscos desnecessários e danos irreversíveis.

Telefones de emergência:

É sempre importante ter telefones de emergência a mão. Em estradas com pedágios e em rodovias estaduais o condutor deve estar atento aos telefones que são disponibilizados em placas informativas na própria rodovia.